domingo, 5 de agosto de 2007


...e Deus chegará no Second Life
(
crônica de Elano Ribeiro Baptista)

De acordo com as escrituras sagradas, Deus descansou no sétimo dia, após árduo trabalho na criação desse universo e de tudo o que existe nele, inclusive nós, pobres mortais que sucumbimos ao pecado da carne e provamos da irresistível maçã. Mas, levando-se em conta as notícias que foram publicadas na internet nessa semana, os momentos de paz e tranqüilidade de Deus podem estar chegando ao fim. Isso porque, um sacerdote jesuíta italiano propôs que a igreja católica utilize missionários virtuais para evangelizar no “second life”. A proposta já vem sendo analisada pelo Vaticano.

Àqueles que ainda não sabem do que se trata, o “second life” é um sofisticado programa de computador que reproduz a vida real. Você faz o danwload, se cadastra e começa a fazer parte de uma espécie de “universo paralelo”. Lá você escolhe se quer ser branco ou preto, homem ou mulher, bom ou mal, artista ou homem de negócios. Pode até se apaixonar. Se a proposta da evangelização for adiante, Deus terá que se dividir e administrar os dois universos – o que Ele criou à sua maneira, e ainda assim anda cheio de problemas, e esse outro, que já está pronto e é caracterizado por ilusões e mentiras.

Brincadeiras à parte, e antes que alguém diga que eu estou blasfemando, acho preocupante e estranha a idéia de que, uma organização tão conservadora quanto a igreja católica, com milhares de seguidores pelo mundo, aceite e afirme a idéia da existência de um “universo paralelo”, a ponto de usá-lo como meio de evangelização. Será que no final do ano os habitantes do “second life” irão colocar luzes na frente de suas casas e comemorar o nascimento de Jesus? Pode ser que sim, afinal existem pessoas de todas as idades que estão passando dias inteiros na frente do computador “cuidando” do seu “outro eu” enquanto esquecem de viver suas realidades. Na verdade, em muitos casos, essas pessoas parecem esquecer que têm uma vida real para administrar.

A igreja católica precisa mesmo correr contra o tempo e começar logo a evangelização virtual, afinal, lá na “segunda vida” já existe uma das situações que a milenar instituição mais condena: o casamento homosexual, com direito a cerimonial, padrinhos, festas e tudo mais. Ta aí, isso eu gostei. Pelo menos lá não há barreiras para o amor.

Do jeito que a coisa vai indo lá pelas bandas do “second life”, não demora muito para que comecem a surgir organizações que usam siglas para serem reconhecidas – por aqui chamadas de partidos políticos – ou então, o surgimento de um avatar que tem a solução para as classes mais necessitadas, anunciando a distribuição de uma ajuda de custo – por aqui mais conhecido como bolsa-família. Depois disso, tudo virá naturalmente com o passar do tempo: Mensalão, CPIs, Apagão Aéreo, Pizza.... É, acho bom os evangelizadores entrarem logo em ação, se não Deus terá tanto trabalho lá, quanto já tem por aqui.

Nenhum comentário: