quinta-feira, 12 de junho de 2008

“AMIZADE”
(por *Fátima Rodrigues Marinho)

A amizade é algo indescritível. É saber querer bem e também sentir-se querido.


Quanta alegria nos dá o encontro com os amigos. Um simples “bate-papo”, um abraço, um olhar, um sorriso.

Amigos verdadeiros, mesmo, existem poucos. Talvez não tenhamos nem a quantidade dos dedos das mãos, mas no caso Amizade, não importa a quantidade e sim, e principalmente, a qualidade.

Ter poucos amigos, porém sinceros, companheiros, presentes em todas as horas, prontos para ajudar sempre que necessário, para vibrar com nossas conquistas como se deles fossem, para chorar conosco na hora da nossa dor, isso não tem preço É de um valor inestimável.

Esses que estão presentes em todos os momentos é que são amigos verdadeiros. E, graças a Deus, eu tenho esses amigos. E como os amo! Como são importantes para mim! Quanta saudade me dão se fico algum tempo sem vê-los ou levo alguns dias sem com um deles conversar.

Quando viajo, como me lembro deles! Que vontade que me dá de tê-los junto comigo, compartilhando daqueles momentos tão animados, tão divertidos. Cada lugar novo que conheço, eles sempre me vêm à mente! E começo a pensar: “Nossa! Como iriam gostar daqui! Quantas brincadeiras poderíamos fazer! Tudo aqui seria bem mais bonito e melhor, se eles aqui estivessem!”

Sei que com eles isso também acontece, pois aqueles que costumam viajar, sempre me enviam um cartão postal do lugar em que se encontram e repleto de palavras de carinho. Prova de que também estou no pensamento deles. Que mesmo distante deles, estou sendo lembrada. Como isso é gostoso! Nos dá uma sensação agradável. Nos enche de prazer e nos emociona.

Amigos desse tipo, que largam tudo, tudo mesmo, para nos dar o apoio, o amparo, para nos prestigiar também nos momentos festivos, eu tenho SEIS. Já provaram isso inúmeras vezes. São FANTÁSTICOS! Isso enche o meu coração de uma felicidade imensa e parece que ele aumenta, bate mais forte e fica cheinho de amor.

No entanto, Amizade é algo mais amplo, não se prende somente a pessoas que se vêem, que se conhecem pessoalmente. Amizade é muito mais que isso. Quantos amigos temos que nem sequer sabemos como é sua voz, seu rosto, seu sorriso. Mas estes também existem e não são menos importantes. Estes são os chamados amigos virtuais. Desse tipo tenho menos, somente QUATRO, mas os estimo da mesma maneira. São tão importantes e queridos como os reais.

E por que da importância destes? Porque eles também fazem parte da nossa vida, da nossa história, estão sempre presentes no nosso pensamento e no nosso coração. Eles nos conhecem (interiormente), sabem como somos, sabem do que gostamos. E com isso estão sempre em contato conosco. Já nos fazem falta também. Ficar algum tempo sem um e-mail desses amigos já nos faz pensar: “O que estará havendo? Estará doente? Com algum problema? Terá o computador enguiçado? Ou quem sabe, melhor ainda, estará viajando, passeando, aproveitando a vida?” Um desses amigos viaja muito; mas sempre avisa quando vai viajar e entra em contato assim que retorna, contando da viagem e das maravilhas que viu. Dos outros três só um que sumiu uma vez. Fiquei bem preocupada, pois tirando os e-mails, não temos outro meio de comunicação. Mas, graças a Deus, não foi nada demais, o computador dele havia “pifado”. Que alívio!

Portanto, tanto REAIS como VIRTUAIS o que vale é o elo que nos une, que nos liga; às vezes ficamos um pouco tristes, astral meio baixo (comigo isso é meio difícil, pois sou de temperamento alegre), mas em algumas ocasiões acontece. Afinal, faz parte do ser humano. Ninguém, por mais que queira, pode ficar triste ou alegre a vida inteira. Há sempre um momento que uma saudade, uma tristeza bate em nós e aí vem aquele amigo real, nos estende a mão, nos oferece o ombro, nos abraça, nos reconforta. Ou então o amigo virtual, que através do seu e-mail, mesmo sem saber, nos envia uma mensagem com palavras positivas, ou um clipe musical espetacular, ou uma piada bastante engraçada, enfim... Faz com que o alto astral retorne, a alegria volte, o sorriso torne a aparecer.

Pronto! É como se uma fadinha surgisse e que com o seu condão mágico dissipasse aquela nuvem e trouxesse de volta a luz, o sol, o brilho no olhar.

Amizade é isso. É fazer o amigo feliz. É se preocupar com os problemas dele e tentar ajudar a encontrar a solução. É aplaudi-lo entusiasticamente nos momentos de sucesso. É estar pronto para ouvi-lo sempre que ele precisar. É incentivá-lo sempre e jamais permitir que desista. É encorajá-lo para que alcance suas metas. É estar presente num momento de fracasso ou desilusão. É fazer uma crítica, às vezes de forma dura, mas sabendo que é para o seu bem. É jamais mentir, mesmo sabendo que a verdade possa doer. É, embora reconhecendo seus defeitos, gostar dele assim mesmo. É não ter hora para telefonemas nem para recebê-lo em casa. É enfim, ter porta e coração abertos as vinte e quatro horas do dia para ele.

Ah! Que coisa mais linda é a Amizade! É uma grande riqueza! Quem tem amigos, mesmo poucos, é riquíssimo, pois a verdadeira Amizade é uma bênção de Deus.

Gostaria muito de um dia poder reunir todos os meus amigos: REAIS e VIRTUAIS e dar uma grande festa e agradecer a cada um pela jóia rara e valiosa que são.

Uma festa onde viveríamos o grande momento de poder saborear, todos juntos, o que há de mais belo na vida: O VALOR DA AMIZADE!!!


* Fátima Rodrigues Marinho é professora de Língua Portuguesa/Literatura

5 comentários:

Anônimo disse...

GOSTEI MUITO DA SUA CRÔNICA, REALMENTE AMIGOS SÃO NECESSÁRIOS. E SEMPRE QUE SURGEM EM NOSSAS VIDAS TRAZEM ALEGRIAS, MESMO QUE O TEMPO AFASTE PELOS PERCALÇOS DA VIDA, O IMPORTANTE É O MOMENTO DA AMIZADE. VOCÊ COMO PROFESSORA DE LINGUA PORTUGUESA SEMPRE FOI APLICADA E SOUBE COLOCAR MUITO BEM A PALAVRA amizade. PARABÉNS, FÁTIMA.COM CARINHO DA GINA

Anônimo disse...

VOCÊ, COM SUA ALEGRIA, SABE O VALOR DE UMA AMIZADE. QUE VOCÊ SEMPRE MANTENHA EM SUA VIDA ESTA JÓIA RARA E VALIOSA. SUA AMIGA ANÔNIMA, MAS AMIGA MESMO.

Anônimo disse...

ESTOU ESPERANDO PARA LER OUTRAS CRÔNICAS SUAS. O TIRA GOSTO FOI BOM. FALTA O BANQUETE. MANDA MAIS. BEIJOS GINA

Anônimo disse...

OI FÁTIMA. MINHA FILHA LEU, PARA MIM, O SEU TEXTO.. MUITO BONITO. SEUS PAIS TERIAM AINDA MAIS ORGULHO DE VER COMO VOCÊ TORNOU-SE UMA PESSOA MADURA E CIENTE DOS BONS SENTIMENTOS. UM BEIJO CONCEIÇÃO

Anônimo disse...

PARABÉNS FATIMA. GOSTEI DO QUE LI.. APESAR DE NÃO TER MUITO ESTUDO, EU GOSTO MUITO DE LER, POIS SEI QUE AS PALAVRAS SÃO IMPORTANTES EM NOSSAS VIDAS. VOCÉ SOUBE APROVEITAR BEM A CHANCE QUE SEUS PAIS DERAM PARA VOCÊ ESTUDAR.UM ABRAÇO DA SUELI